quinta-feira, agosto 10, 2006

Leopard: Acessibilidade em antevisão

Steve Job, CEO da Apple apresenta o sintetizador Alex

Suporte de sintetizadores multilingue

Até hoje, com o Mac OS X Tiger, apenas era possível usar sintetizadores de fala em língua inglesa com o leitor de ecrã da Apple: VoiceOver. Com o sistema operativo Mac OS X Leopard vai ser possível adicionar sintetizadores de fala em diferentes idiomas.

O VoiceOver inclui mesmo suporte para idiomas de dois-bytes como sejam o Japonês e o Chinês.

Leopard Mais Universal Access

iChat, o seu Chat

O iChat do Leopard lê automaticamente todas as mensagens entradas, pelo que as pessoas cegas vão também poder usá-lo.

Controlo com apenas uma mão

Com suporte para a extensão do teclado Apple, o VoiceOver no Leopard permite-lhe aceder aos comandos comuns usando o teclado numérico com apenas uma mão.

Sincronizar com .Mac

Se tiver uma conta .Mac, ao usar o Leopard, poderá usar um qualquer Mac e transferir as suas configuração do VoiceOver.

quarta-feira, agosto 09, 2006

Leopard em antevisão: Mac em Braille

Nota pessoal: a Apple tornou publica a sua antevisão da nova versão do seu sistema operativo. Chama-se Leopard. Vai suceder ao Tiger lá para Outubro, e a antevisão é bem interessante. Depois de ter introduzido o VoiceOver no Mac OS X Tiger (10.4), aqui apenas com sintetizador de fala, agora no Leopard, o VoiceOver passa também a suportar os dispositivos Braille, nomeadamente as linhas braille e os blocos de notas. Quais são as linhas braille? Quais são os blocos de notas? Não se sabe. Também não se sabe o que trará o Zoom de novo. Será igual ao actual?

Novo suporte para sintetizadores de fala, Braille no Mac, Melhor Navegação

O Leopard dispõe de novas características destinadas a torná-lo o sistema operativo Mac mais acessível da história. O Leopard dispõe de nova tecnologia de voz no VoiceOver, suporte para Braille, dicas de referênciação do posicionamento no ecrã em áudio, e uma mais extensa utilização do teclado. Tudo isto vai permitir aos utilizadores com deficiência da visão um maior controlo dos seus Macs.

Uma nova voz

Uma nova voz sintetizada em Inglês, Alex, usa uma tecnologia avançada, patenteada pela Apple que produz uma entonação natural, mesmo com velocidades de leitura rápidas. O Alex trabalha com qualquer aplicação que suporte a sintese de fala Apple.

Construído para Braille

O VoiceOver no Leopard passa também a adicionar suporte para uma variedade de linhas e blocos de notas braille. O Leopard transcreve dinamicamente o output do VoiceOver em braille, pelo que pode conectar um qualquer dispositivo braille suportado e começar de imediato a trabalhar.

Localização, localização, localização

O VoiceOver fala e usa efeitos sonoros para comunicar o que se está a passar no ecrã. No Leopard, as dicas de posicionamento ajudam-no a localizar e a memorizar, mais facilmente, a localização dos elementos no ecrã. Tudo o que precisa é de um par de auscultadores stereo ou de umas vulgares colunas de som.

Ajuste pessoal

Com o Leopard, o VoiceOver introduz um conjunto de opções que permitem uma maior personalização do áudio produzido. Por isso, se é apenas um aprendiz do VoiceOver, pode ajustar as suas preferências para que lhe sejam dadas descrições mais detalhadas e depois, à medida que se for familiarizando com o VoiceOver, pode ir reduzindo a quantidade de informação veiculada pelo sistema. Pode, também, reconfigurar a forma como o VoiceOver descreve os objectos e eventos, sendo possível ouvir a informação que mais usa, primeiro.

Andar à volta

Graças à navegação por objectos disponível no VoiceOver do Leopard, pode encontrar o que anda à procura mais rapidamente. Navegar de forma sequêncial por uma aplicação ou documento, ou saltar ao longo de um documento através dos objectos. Por exemplo, pode saltar para o próximo cabeçalho ou para o cabeçalho anterior, e fazer o mesmo com os botões, com os links, com os campos de edição, com os gráficos, ou com os atributos de texto como sejam a font ou o style. A optimização da navegação no Leopard torna-o mais rápido e fácil de usar por todos aqueles que tenham capacidades motoras reduzidas ou deficiências da visão.

Legendagem

O QuickTime actualmente suporta legendagem através da inclusão de uma pista de texto posicionada ao longo do conteúdo áudio e/ou vídeo. Mas o QuickTime passará também a mostrar o padrão de legendagem CEA-608 usado pelos operadores de TV analógicos existentes nos Estados Unidos.

Demo do novo sintetizador

Ouça aqui o Alex.

terça-feira, agosto 01, 2006

23 things we want in Leopard

Um dos desejos expressos por Christopher Breen está relacionado com o futuro leitor de ecrã que incorporará o sistema operativo Leopard. Improve VoiceOver Apple performed a great service for the vision impaired when it included VoiceOver, a screen reader, in Mac OS X 10.4. Similar utilities were expensive and not intuitive to use. VoiceOver helped with the first issue—it’s free with every copy of the Mac OS—but it still needs help with the second. Apple packed VoiceOver with options; things should be simplified. For instance, VoiceOver’s Navigation tab carries three navigation options, four cursor tracking options, and two text selection tracking options. Before forcing this level of control on users, why not offer a couple of presets that configure VoiceOver in ways that most people will use? Also, the voices included with recent versions of the Mac OS are robotic. Companies such as Cepstral have demonstrated that you can create more natural sounding voices. I hope to hear some of those voices in Leopard. And when those voices do speak, I’d like what is spoken to be more immediately useful—for example, I do want to know the name of the button my cursor hovers over, but I don’t need to know that it’s “tab 2 of 5.”— CB