quarta-feira, agosto 09, 2006

Leopard em antevisão: Mac em Braille

Nota pessoal: a Apple tornou publica a sua antevisão da nova versão do seu sistema operativo. Chama-se Leopard. Vai suceder ao Tiger lá para Outubro, e a antevisão é bem interessante. Depois de ter introduzido o VoiceOver no Mac OS X Tiger (10.4), aqui apenas com sintetizador de fala, agora no Leopard, o VoiceOver passa também a suportar os dispositivos Braille, nomeadamente as linhas braille e os blocos de notas. Quais são as linhas braille? Quais são os blocos de notas? Não se sabe. Também não se sabe o que trará o Zoom de novo. Será igual ao actual?

Novo suporte para sintetizadores de fala, Braille no Mac, Melhor Navegação

O Leopard dispõe de novas características destinadas a torná-lo o sistema operativo Mac mais acessível da história. O Leopard dispõe de nova tecnologia de voz no VoiceOver, suporte para Braille, dicas de referênciação do posicionamento no ecrã em áudio, e uma mais extensa utilização do teclado. Tudo isto vai permitir aos utilizadores com deficiência da visão um maior controlo dos seus Macs.

Uma nova voz

Uma nova voz sintetizada em Inglês, Alex, usa uma tecnologia avançada, patenteada pela Apple que produz uma entonação natural, mesmo com velocidades de leitura rápidas. O Alex trabalha com qualquer aplicação que suporte a sintese de fala Apple.

Construído para Braille

O VoiceOver no Leopard passa também a adicionar suporte para uma variedade de linhas e blocos de notas braille. O Leopard transcreve dinamicamente o output do VoiceOver em braille, pelo que pode conectar um qualquer dispositivo braille suportado e começar de imediato a trabalhar.

Localização, localização, localização

O VoiceOver fala e usa efeitos sonoros para comunicar o que se está a passar no ecrã. No Leopard, as dicas de posicionamento ajudam-no a localizar e a memorizar, mais facilmente, a localização dos elementos no ecrã. Tudo o que precisa é de um par de auscultadores stereo ou de umas vulgares colunas de som.

Ajuste pessoal

Com o Leopard, o VoiceOver introduz um conjunto de opções que permitem uma maior personalização do áudio produzido. Por isso, se é apenas um aprendiz do VoiceOver, pode ajustar as suas preferências para que lhe sejam dadas descrições mais detalhadas e depois, à medida que se for familiarizando com o VoiceOver, pode ir reduzindo a quantidade de informação veiculada pelo sistema. Pode, também, reconfigurar a forma como o VoiceOver descreve os objectos e eventos, sendo possível ouvir a informação que mais usa, primeiro.

Andar à volta

Graças à navegação por objectos disponível no VoiceOver do Leopard, pode encontrar o que anda à procura mais rapidamente. Navegar de forma sequêncial por uma aplicação ou documento, ou saltar ao longo de um documento através dos objectos. Por exemplo, pode saltar para o próximo cabeçalho ou para o cabeçalho anterior, e fazer o mesmo com os botões, com os links, com os campos de edição, com os gráficos, ou com os atributos de texto como sejam a font ou o style. A optimização da navegação no Leopard torna-o mais rápido e fácil de usar por todos aqueles que tenham capacidades motoras reduzidas ou deficiências da visão.

Legendagem

O QuickTime actualmente suporta legendagem através da inclusão de uma pista de texto posicionada ao longo do conteúdo áudio e/ou vídeo. Mas o QuickTime passará também a mostrar o padrão de legendagem CEA-608 usado pelos operadores de TV analógicos existentes nos Estados Unidos.

Demo do novo sintetizador

Ouça aqui o Alex.