domingo, fevereiro 08, 2009

Em análise: iPod Nano 4ª geração; iTunes 8 e iTell

iPod Nano 4ª Geração

A revista AccessWorld publicou na sua edição de Janeiro de 2009 o artigo "Now Speaking: Apple Adds Speech Output to the iPod Nano", no qual avalia o novo iPod Nano 4ª geração, o iTunes 8 e o iTell.

Eis algumas notas que retirei desse artigo:

iPod Nano 4ª geração

O desenvolvimento é interessante mas precisa de ser melhorado. O trabalho de síntese de fala é feito no computador e depois sincronizado com o iPod. Na navegação pelas músicas funciona, mas os contactos ficam de fora e fica a convicção que a leitura dos contactos não vai passar por este truque.

iTunes 8

O avaliador ficou excelentemente agradado com a perfomance do VoiceOver no iTunes 8. Em Windows, o Window Eyes, o JAWS e o SOTOGO (um leitor de ecrã que reside na Internet) ficam abaixo do VoiceOver. O JAWS é o único que chega à perfomance do VoiceOver, mas para isso é preciso instalar o pacote de scripts (J-Tunes) comercializados a 75 dólares.

i-Tell

Este dispositivo que se liga ao iPod parece ser a solução ideal para quem quer navegar nos iPods. Fica a ideia que se trata de um leitor de ecrã por hardware. Não funciona com o iPod Touch.

domingo, fevereiro 01, 2009

WebAIM screen reader survey: VoiceOver is the 4th most used

Parece que se está a tornar sistemático: o leitor de ecrã que incorpora o Mac OS X é cada vez mais utilizado. Num recente estudo sobre leitores de ecrã conduzido pela WebAIM, o VoiceOver aparece em 4º lugar. Em 1121 utilizadores, 6% usam o VoiceOver.

Em 1121 utilizadores de leitores de ecrã 74% usam JAWS, 23% usam WindowEyes, 8% usam NVDA e 6% usam VoiceOver

Of the 1121 respondents, 74% use JAWS, 23% use Window-Eyes, 8% use NVDA, and 6% use VoiceOver. While several other screen readers were reported, these were the most prominently reported. Individual versions of screen readers are not yet computed, but generally the majority of users are using the most up-to-date version of their screen reader.

Consulte o estudo em: Survey of Preferences of Screen Readers Users

Zoom do Mac OS X amplia Windows XP [update 31 Janeiro 2009]

Foto do Zoom a ampliar Windows XP

Quem leu o artigo sobre o ORCA terá notado um desejo: seria fantástico que o ampliador de ecrã do sistema operativo Mac X Leopard ampliasse também os sistemas operativos que se instalam nas máquinas virtuais do VMWare. [Terá notado também que o Zoom chega a funcionar mas que por uma colisão qualquer faz abortar a máquina virtual] Esta ressalva que está entre parêntesis rectos deixou de existir. Há cerca de 6 meses a esta data que uso o Zoom do Mac OS X em Windows e no Ubuntu, sem qualquer restrição. É fabuloso!! Muito Obrigado à equipa do VMware.

Conclusão: posso usar o Zoom para ampliar qualquer sistema operativo que é colocado numa máquina virtual do VMware. É um excelente substituto do ORCA (ampliador) para Linux e é um fabuloso substituto dos programas comerciais para o Windows XP. É uma forma de se ter um ampliador de ecrã para sistemas operativos que nem sequer o têm. Ainda vamos ver um dia um oftalmologista receitar um Mac como ajuda técnica ou se preferirem como produto de apoio para pessoas com baixa visão.