No passado dia 11 de junho a Apple tornou público uma antevisão do seu novo sistema operativo: o Mountain Lion. Em termos de acessibilidade revelou a lista de melhorias (ver abaixo). Interessante foi também observar a ligação que a Apple fez na sua apresentação entre inovação e acessibilidade. A apresentação começou com a SIRI sozinha em palco, um sistema de reconhecimento de voz e síntese de fala, que vai aparecer em mais idiomas mas não ainda em português; passou por demonstrar a importância dos sistemas de GPS para pessoas cegas e terminou com software para crianças autistas.
Melhorias do painel de preferências
O Mountain Lion torna mais fácil personalizar as configurações de acessibilidade através do redesenhado painel de Preferências de Acessibilidade do Sistema.
Painel de acessibilidade disponível em qualquer lugar
Pode aceder ao painel de Acessibilidade a partir de qualquer lugar do seu Mac, usando o atalho de teclado Command-Option-F5.
Suporte de novas linhas braille
O Mountain Lion suporta 14 novas linhas braille.
Arraste e solte usando as teclas modifier
Arraste e solte - o VoiceOver agora suporta teclas modifier, como Command e Option, permitindo-lhe executar ações diferentes com base no contexto.
Reordenar tabelas
Agora, utilizando o VoiceOver, pode reorganizar as tabelas de dados através dos cabeçalhos das colunas.