Com esta técnica, as pessoas cegas poderão usar o iPhone, mas a aplicação é ainda mais abrangente...
A patente americana registada em nome da Apple de 24 de Janeiro de 2006 parece deixar antever algo de "interessante" para tornar o iPhone acessível a pessoas com deficiência da visão, nomeadamente cegas.
Leia-se por exemplo:
Recent developments in consumer electronics have included the introduction of portable personal communication devices such as cell phones, personal walkie-talkies, and the like. In some cases, it would be desirable for a user of one of these personal communication devices to be able to transmit to another user having a similar device, multimedia data over a voice channel connecting the two devices. Such a system would be especially helpful for those users having impaired vision where reading a text message, for example, is difficult.
Mas o invento parece não ficar por aí, pois o "canal de voz para comunicar informação multimédia", sem intervenção de servidores, parece que vai permitir ao iPhone comunicar com outras tecnologias numa espécie de comunicação convergente.
Um exemplo prático disso mesmo pode ser a possibilidade de enviar um SMS para um telefone fixo que não tem ecrã. Em Portugal, isto já é hoje possível mas a Portugal Telecom tem um servidor para o fazer.
O texto da patente é, no entanto, bastante enigmático para que um leitor mediano como eu possa compreender todas as possibilidades de tal invento.