sábado, julho 07, 2007

Zoom: o único ampliador que entra no Second Life

Um dos últimos artigos do Boletim e-Access (edição de Junho) intitulado "Outside The Gates Of Second Life" levou-me a inscrever no Second Life. Why? Bom, o artigo dava-nos conta que os utilizadores cegos e mesmo com baixa visão não têm software de apoio compatível com a plataforma Second Life.

O artigo conclui:

"If you launch the Second Life viewer with a screen magnifier such as ZoomText, Lunar or iZoom, magnification will be turned off. If you access the Second Life viewer with a screen reader like Hal, Jaws or Window-Eyes, nothing will be spoken aloud, and nothing will appear on your Braille line."

A minha pergunta foi: e como se comportarão o VoiceOver (screen reader do Mac OS Tiger) e o Zoom (ampliador de caracteres do Mac OS Tiger) da Apple? A minha impressão inicial era a de que o Zoom do MacOS X não me iria deixar mal.

E foi assim mesmo: o VoiceOver, como se diz na minha terra, entra mudo e sai calado. Mas o Zoom funciona!

Para mim, com uma acuidade visual de 1/10 (uma baixa visão acentuada) foi-me possível, com o Zoom do MacOS Tiger sempre activo, passear o "Jooo Writer" (o meu nome por lá) pelo ambiente do Second Life. Apenas uma nota negativa: quando se desloca o rato, a janela do Second Life sofre de algumas intermitências, mas dá para o gasto.

Eu que estou sempre a dizer que não voamos e que por isso precisamos de um avião, leia-se ajuda técnica, para o fazer, apanhei uma surpresa no Second Life. Aqui, nesta Segunda Vida, voamos pelos nossos próprios meios.

Fica aqui a configuração da minha máquina: uso um PowerMac, com processador G5 a 2GHz de velocidade, com 1.5Gb of memory.