Quem conhece a história dos telefones, saberá que o seu inventor o fez para melhor comunicar com a sua mulher que era surda. A história tem destes ensinamentos e quem faz hoje uso do telefone sabe que o ouvido e o sentido da audição é fundamental para usar este instrumento.
Os leitores de MP3 não foram inventados para melhorar a comunicação entre os ouvintes e a comunidade surda, antes pelo contrário. A história mostra que o seu uso intenso pelos ouvintes os faz experimentar alguns problemas de audição no futuro.
Mas se os leitores de MP3 na sua origem não tinham grande utilidade para a comunidade surda, os leitores de MP3 da última geração, com ecrãs generosos e capazes de reproduzir imagem podem ser um instrumento fabuloso da Língua Gestual.
Mostro nas imagens 3 exemplos:
- Um filme legendado;
- Um filme com LGP;
- Um filme com LGP em ecrã completo.
Este último faz-me pensar que seria hoje possível desenvolver um gestuário cinemático da Língua Gestual Portuguesa de bolso! Fica a ideia, mas existem ainda mais coisas interessantes que se poderiam fazer a favor da 2ª lingua portuguesa consagrada na Constituição da República Portuguesa.