A Apple já disponibilizou a informação final daquilo que vamos poder encontrar no próximo sistema operativo Mac OS X Snow Leopard. Parece que os refinamentos de acessibilidade são mais que mera cosmética.
- Suporte para mais linhas braille. De notar que o Mac OS X é o único sistema operativo com suporte nativo para linhas braille.
- Ainda no campo do braille, uma funcionalidade que permite ligar várias linhas braille em simultâneo à mesma máquina. Para quem já leu braille com linhas braille sabe que o dispositivo controla a leitura. Perante isto, a pergunta seguinte é: será possível aos diversos utilizadores lerem diferente informação, em simultâneo, na mesma máquina? Não. Talvez no futuro. Pela informação disponível, percebe-se que o output é espelhado em todos os dispositivos braille. Ou seja, haverá um leitor que coordena a leitura, e que a lê, e os outros que a acompanham. No fundo, é o que acontece numa sala de aula em que há um que lê e os outros acompanham o mesmo texto nos seus diferentes livros. É isso mesmo que a Apple quer dar como funcionalidade. Quando eu aprendi braille, o acompanhamento da leitura feita por terceiros era algo muito útil. Os diferentes ritmos, nomeadamente os mais rápidos do que nós, obrigavam-nos a pedalar mais rapidamente. Chegava mesmo a haver corridas de braille ... bons tempos em que eu ainda corria. :-) Não me parece que isto tenha muita lógica, afinal as corridas podem ser feitas em máquinas diferentes.
- São conceitos novos:
- O botão rotativo para configurar as diversas opções de leitura. Faz-me lembrar o velho Hal em MS-DOS. Acho que vamos gostar de navegar em parágrafos, rodamos o botão virtual e passamos a ler por cabeçalhos. Este botão rotativo virtual parece-me muito bem pensado. Tem lógica, é simples e eficaz.
- Navegar com o dedo pelo ecrã, ou melhor, pela superfície de toque do rato como se estivêssemos a percorrer o ecrã é um conceito que precisa de ser testado mas tem lógica.
- A leitura de páginas web por elementos, continua. Espero que esteja melhor que na actual versão do Leopard.
- Os Web Spots são outra novidade. Mais uma vez isto faz-me lembrar o velhinho Hal para MS-DOS, que tantas alegrias me trouxe quando descobri como aquilo funcionava. No caso da Web a marcação de áreas temáticas do nosso interesse para leitura são particularmente importantes para as páginas que mais frequentamos. A Apple dá o exemplo dos Jornais.
- A Apple aponta também a navegação por teclado apenas com uma mão. Quem já usou as Tecnologias de Apoio que acompanham o Mac sabe que para algumas tarefas é necessário o pressionar, com ambas as mãos, combinações de teclas que chegam a ser em número de 4 e mesmo 5. Parece que com o Snow Leopard esse esforço vai ser menor.
E o que poderia o Snow Leopard ter, que ainda não tem? Bom. Já o procurei em versões anteriores e pelo que li, o Snow Leopard não o vai trazer também. Um sintetizador de fala Multilingue. E o que é isto? É importante? Sim, é cada vez mais importante. Em Português, o JAWS tem-no incorporado com os sintetizadores de fala da Eloquence. Bom, sintetizador Multilingue não o encontrei, mas parece que já vai ser possível associar a categorias de objectos diferentes entoações distintas. Por exemplo, os cabeçalhos lê mais fininho e os links mais grosso. Vamos ver se assim é ...
Ainda na área da síntese de fala a pergunta também se impõe: será que o português de Portugal já virá com o pacote original? Perante os últimos lançamentos Apple, nomeadamente na área dos iPhones e iPods, poderemos crer que sim.