figura: em cima temos um printscreen da primeira página do programa ACESSO da UMIC na sua visualização normal. Em baixo podemos observar um printscreen da mesma página mas com o Reader activo. Verifica-se que o Reader eliminou o cabeçalho e as colunas laterais e mostra apenas o conteúdo da coluna de notícias em destaque que se encontra ao centro. Como é que o Reader faz esta filtragem "inteligente"? Fica a dúvida para mais desenvolvimentos futuros...
Com o Safari 5, a Apple inaugura a funcionalidade: Reader. Dos testes que fiz (ver imagens anteriores), o Reader "analisa" a página Web e consegue perceber onde está o conteúdo principal da página, disponibilizando, quando a detecção é bem sucedida, um botão com a designação Reader logo à frente da linha onde se encontra o URI.
O Reader dispõe de funcionalidade de ampliação com o respectivo realinhamento das linhas, de forma a que o texto fique sempre visível no ecrã sem necessidade de se efectuar varrimentos horizontais. Verifiquei também que o Reader é bom para imprimir texto em caracteres ampliados. Para além da impressão do texto, o Reader dispõe ainda da função de envio do texto por correio electrónico. O texto enviado ou impresso é filtrado naquilo que o Reader "considera" fundamental.
Dizem as más-línguas :-) que esta funcionalidade visa pressionar os editores de conteúdos online a entrar no novo modelo de negócio de publicidade online que a Apple inventou: o iAds [ver o artigo How Apple's new ad-blocker could save the media (maybe)]. E isto porque o Reader "elimina" tudo o que é "supérfluo" e concentra-se apenas nos textos. A publicidade é um dos elementos que geralmente fica filtrada com este novo processo. Chatice!... :-)
Para já, para quem lê, a eliminação de elementos supérfluos é útil para a leitura de textos, nomeadamente para a leitura de artigos. Para quem tem baixa visão ou lê os conteúdos com leitor de ecrã esta filtragem "inteligente" é fantástica.