A resposta é posítiva, é directa, é legal mas tem uns truques pelo meio.
Em primeiro lugar falo-vos da edição que o Expresso disponibiliza aqui: http://impresa.newspaperdirect.com/epaper/viewer.aspx.
Assim, o primeiro obstáculo a vencer para um leitor que seja cego é navegar no Jornal com leitor de ecrã via sintetizador de fala ou linha braille. Aqui vai o primeiro truque: subscrever os vários cadernos do Expresso via RSS. Por exemplo, no meu caso, subscrevi os vários feeds RSS do Expresso no meu programa de email. Isto permite-me receber no meu programa de email, o título do artigo, um parágrafo introdutório da notícia e um link "ler mais" que nos leva directamente ao artigo original do jornal. Aqui há um primeiro erro do Expresso: não se consegue subscrever o feed da Revista Única.
Desta forma, hoje, 16 de Abril de 2011, recebi 300 mensagens do Expresso, uma por artigo, que me foram arrumadas em 5 pastas/cadernos do meu programa de email.
Desta forma resolvo o problema de navegação no Jornal, navegando nos artigos através do meu programa de email. Quando pretendo ler um artigo, abro a mensagem, leio a nota introdutória e selecciono o link "ler mais" para saltar directamente para o artigo online. Aqui confronto-me com o segundo problema, embora se possa dizer: grande sorte! É uma verdade que a versão PDF inteligente - não sei a quem serve este adjectivo - é inacessível a quem usa leitores de ecrã, mas o jornal disponibiliza uma versão, tipo blogue, para que os leitores possam deixar os seus comentários. Não é que esta caixa disponibiliza, quase sempre (deveria de usar mais esta técnica e ser obrigatório em todos os artigos), o texto dos artigos!? Que grande sorte!!
Bom, sorte é verdade, mas como é que eu posso saltar directamente para esta caixa de texto? Se o título estiver marcado com cabeçalho estamos safos. Não é que está!! Está marcado com H1. Então basta executar o comando do leitor de ecrã de saltar para o próximo cabeçalho (ou ainda melhor, cabeçalho H1) e estamos posicionados no topo da caixa de texto, onde, quando existe, se encontra o texto integral do artigo. Depois, é só dizer ao leitor de ecrã para ler daqui para a frente.
Mas melhor ainda... todo este processo pode ser feito em braille.
Fica o vídeo em que demonstro o processo descrito neste apontamento. Para o efeito usei o Mail (programa de correio electrónico), o leitor de ecrã VoiceOver, um Mac com o sintetizador de fala Célia.
Subscrição dos feeds RSS do Expresso:
Copie os links e cole-os no seu programa de leitura de RSS feeds