Depois do Mac OS X se ter tornado num dos primeiros sistemas operativos a disponibilizar suporte directo para linhas braille, era espectável que tal viesse a acontecer também com o iPhone, com o iPod Touch e com o iPad (a informação disponível não contempla ainda este dispositivo). A versão iOS 4, introduzida em Novembro de 2010 pela Apple no mercado trouxe esta "grande" novidade: suporte para linhas braille via bluetooth.
Não experimentei, mas de acordo com a informação disponível no próprio sítio web da Apple, o iOS 4.2 suporta mais de 30 linhas braille com ligação bluetooth e dispõe de mais de 25 tabelas braille, entre elas está o português. É fantástico! Se me perguntassem há cinco anos atrás se isto iria acontecer, a resposta seria certamente: não. Impossível, o mercado é demasiado pequeno. Mas, de facto, já confirmei aqui no meu próprio iPhone e nas confirgurações consta a ligação via bluetooth a linhas braille.
Para além do braille, o iOS 4.2 permite o controlo do VoiceOver via teclado QWERTY sem fios da Apple, o que torna o conceito de bloco de notas de que já falámos aqui no blogue ainda mais eficaz.
Apetece-me perguntar publicamente ao grupo Leya: e agora já acreditam que devem disponibilizar o vosso acervo através da app iBooks da Apple? Quando tal acontecer, e estamos a falar de um passinho, vai ser possível a uma pessoa cega comprar um livro e lê-lo em braille, imediatamente.
Do pedido, em nome de Louis Braille, que em tempos formulei a Steve Jobs só falta uma coisa: que a Apple fabrique uma linha braille. :-)