segunda-feira, fevereiro 27, 2012

Access technology – Is It Best To Go Mainstream?

Na edição de fevereiro do eAccess Bulletin a reflexão de Donna Jodhan balança entre dois polos que parecem ser cada vez mais opostos: tecnologias de acesso versus tecnologias mainstream. No mercado informático a Microsoft alimentou durante anos o mercado das tecnologias de acesso. No início do século XXI, a Apple amplificou o polo das tecnologias mainstreaming ao serviço de pessoas com deficiências, ou seja, introduziu o conceito de Universal Access nos seus produtos.

Depois de uma má experiência com a aquisição de um bloco de notas em braille a autora do artigo parece implicitamente responder Sim à pergunta que constitui o título do artigo:


Do I expose myself to heartbreak if I continue to buy these pieces of access technology only to learn that in a short space of time they are off the market and no more supplies of accessories or support is no longer available? Should we as blind people continue to put up with such factors as unaffordability, unavailability, and inadequate support? Or is it time for us to start embracing the world of Apple and thank the late Steve Jobs for having taken that big step to make all of his devices like the iPad and iPhone accessible to us?

Para quem foi acusado de não ter uma política de Responsabilidade Social, tudo leva a pensar que Steve Jobs deixou um legado social inigualável.

source: eAccess Bulletin. (Fevereiro 2012). Access technology – Is It Best To Go Mainstream?.