O conceito consiste em transformar o teclado num gigantesco trackpad - aquela superfície que existe num rato de um computador portátil, com a qual controlamos o ponteiro do rato com um dedo. Agora, imagine que em vez de pressionar as teclas, varre a superfície das mesmas e obtém o mesmo resultado que com o trackpad.
Segundo a patente Apple em que o conceito é descrito, isso é possível graças a 4 câmaras, ou talvez mini-câmaras, instaladas no próprio teclado e que monitorizam todos os movimentos que as mãos fazem em cima do teclado. Nos actuais teclados Apple, os quais são bastante planos mas cujas teclas são perfeitamente visíveis ao tacto, o conceito de varrer a superficie das teclas fica bem mais claro do que num teclado tradicional em que as teclas são bastante mais altas.
No essencial, é transformar um Magic TrackPad já de si com uma superfície generosa, em algo ainda maior. Com ele poderá surgir uma nova forma de pessoas cegas controlarem um leitor de ecrã através de gestos cada vez mais complexos.