Recentemente, ao ouvir o podcast Praia das Maças, percebi que a Meo tinha lançado um comando à distância para iPhone e iPad que permite controlar a box da Meo a partir destes dispositivos através da rede Wi-Fi: o Meo Remote.
Como tenho a ideia de que no futuro vamos poder usar o nosso telemóvel para servir de interface a vários dispositivos e que isso poderá resultar em ganhos de acessibilidade notáveis, fui experimentar. Apesar de não ter a box Meo, foi fácil verificar que o comando à distância é compatível com o leitor de ecrã do iPhone/iPad: o VoiceOver.
Ora aqui está um exemplo que comprova a minha tese: os dispositivos móveis, nomeadamente o telemóvel, podem servir de interface aos mais variados dispositivos e os ganhos, em termos de acessibilidade, são notáveis. Sem saber, a Meo acabou de disponibilizar um comando que pode ser controlado por pessoas cegas (em voz ou em braille) e inclusivamente por pessoas tetraplégicas, podendo controlar a box através de software de varrimento para iPhone/iPad.