sábado, dezembro 22, 2012

Grid Player em Português - Comunicação aumentativa e alternativa

Um dos dois quadros de comunicação que acompanha o Grid Player de origem

Já se encontra disponível o Grid Player, aplicação que disponibiliza quadros de comunicação para quem, por qualquer razão, se encontra privado de usar a sua própria fala para comunicar.

O Grid Player é adequado para pessoas com diversas patologias incluindo paralisia cerebral, esclerose lateral amiotrófica (ELA) - doença do neurónio motor -, autismo, apraxia, traumatismo crâneo-encefálico, acidente vascular cerebral e surdez.

O Grid Player é gratuito e para quem tem o GRID 2, o player permite usar os quadros de comunicação no iPhone, no iPod Touch ou no iPad. Para quem não tem o GRID 2, o player vem, de origem, com quadros de comunicação para uso no dia a dia e traz também um teclado qwerty de alto contraste e letras grandes para escrever tudo o que quiser. Este teclado dispõe ainda de um preditor de palavras em português que adivinha a palavra que está a tentar escrever. O Grid Player verbaliza todas as palavras e frases através de um sintetizador de fala de alta qualidade, em português Europeu.

Teclado QWERTY com letras grandes e alto contraste, apropriado para escrever tudo o que quer dizer

Todos os quadros de comunicação estão armazenados numa nuvem, à qual tem acesso mediante registo.

A tradução portuguesa esteve a cargo da ANDITEC, empresa portuguesa especializada em produtos de apoio para pessoas com necessidades especiais. O Grid é um produto da Sensory Software International.