segunda-feira, dezembro 31, 2012

Matemática em eBooks acessível a leitores de ecrã?

nota: artigo na sequência do artigo iBooks Author: agora permite edição de expressões matemáticas.

O editor gratuito de eBooks iBooks Author da Apple, a partir da versão 2.0 permite a escrita de expressões matemáticas através das linguagens de marcação: Latex ou MathML.

Podem obter mais pormenores sobre edição de expressões matemáticas no iBook Author (em inglês). Deixo abaixo um pequeno exemplo.

Como primeira nota, achei muito bom a forma como se pode editar e testar de imediato o conteúdo no iPad. Basta ligar o iPad ao computador via USB, abrir o iBook e no iBook Author escolher a opção "Pré-visualizar". O resto é tudo automático: como por magia o ebook em que estamos a trabalhar aparece no iPad.

E agora vamos à matemática...

A escrita de fórmulas matemáticas e a sua representação inscreve-se naquilo a que podemos designar de conteúdos digitais complexos. Para a sua edição existem algumas linguagens como o LATEX e o MathML, contudo, nem todos os suportes permitem a sua visualização. No caso do iBooks Author e com o aparecimento da versão 2.0 passou a ser possível integrar expressões matemáticas nos documentos digitais produzidos por este editor - o iBooks Author interpreta LATEX e MathML.

Vamos então apresentar de seguida um exemplo escrito em Latex.

  • Primeiro: posicione o cursor na parte do documento onde pretende adicionar a expressão matemática;
  • Segundo: no menu principal escolha a opção Inserção > Equação;
  • Terceiro: insira o seguinte código Latex na caixa de edição, que entretanto surgiu: \sum_{\color{0A7C10}n=0}^{\color{red}\infty} a_n x^n

    Abaixo da caixa de edição pode observar de imediato o resultado final. Pressione o botão Inserir para passar a equação para o seu texto.

Se tudo correu bem, vai poder observar a seguinte expressão matemática:

somatório de n=0 a infinito de a índice n, x expoente n

Depois da fórmula visualmente escrita, resta saber como é que ela é lida pelo leitor de ecrã da Apple: o VoiceOver? Como é lida pelo sintetizador de fala e como é que é apresentada numa linha braille?

O sintetizador de fala diz:

infinito por somatório com n=0 por baixo, a índice n, x expoente n
A expressão é lida na totalidade e não dá hipótese ao utilizador de navegar pela fórmula caráter a caráter.