Na passada semana, na conferência anual da Apple para programadores, a empresa anunciou o lançamento do seu novo sistema operativo móvel, o iOS 8. Ao longo dos anos, a Apple empenhou-se bastante para tornar os seus produtos o mais acessível possível para todos os utilizadores. Com esta missãõ em mente, e apesar de, quer a plataforma do OS X quer a plataforma do iOS oferecerem atualmente muitas características acessíveis, a Apple continua a melhorar as suas características atuais bem como a adicionar novas. Durante a conferência a equipa da Apple apresentou uma antevisão das características que poderão beneficiar todos aqueles que se confrontam com limitações funcionais. Algumas dessas melhorias ou novas características disponibilizadas no iOS 8 incluem:
- “Escala de cinzentos” ou interface a preto e branco
- Melhorias na função de zoom
- Spotlight (Pesquisa no dispositivo)
- Teclado Braille
- Escrita Rápida com QuickType
- Suporte Multi-dispositivo para as ajudas à audição MFi (Made For iPhone)
- Melhorias no Touch ID
- Sintetizador de fala Alex
- Cartão em Caso de Emergência
- Chamadas via Wi-Fi
- Ler o ecrã
- Salientar palavras ao ler
1. “Escala de cinzentos” ou Interface a preto e branco.
A “escala de cinzentos” ou interface a preto e branco é similar à função de inversão de cores, introduzida no iOS 7 como ajuda a pessoas com problemas de visão. A inversão de cores é fundamental para melhorar a visualização dos conteúdos - eu que o diga, pois 90% das vezes só consigo ler o conteúdo graças a esta função. A nova opção “Escala de Cinzentos”, por acaso sugerida por mim mesmo no final do ano passado, é ativada por ação de um interruptor localizado em “Acessibilidade > Visão”. Uma vez ativado, o conteúdo do telefone pode ter cores personalizadas, cores contrastantes e uma interface a preto e branco, criando um elevado contraste para utilizadores com baixa visão ou outros problemas de visão; os utilizadores irão ser capazes de ver melhor o ecrã Inicial do iOS, as aplicações incorporadas no sistema e as aplicações de terceiros descarregadas na App Store.
2. O Zoom está agora melhor e mais inteligente.
A Apple melhorou as características do Zoom ao dar aos utilizadores a opção de ampliar tudo excepto o teclado. Esta opção é especialmente útil para os indivíduos com baixa visão aquando da inserção de informação - para além da Web espero que aplicações como o Messages e o Mail façam também uso desta nova característica. Com esta melhoria, os utilizadores podem agora ampliar as etiquetas e o texto dos campos de edição de um formulário, enquanto o teclado permanece integralmente no ecrã sem ampliação.
3. Spotlight com pergunta em texto mas resposta tipo Siri.
A pesquisa Spotlight já existe no iOS 7, mas está definitivamente mais acessível para utilizadores com deficiências de comunicação no iOS 8. No iOS 8 o Spotlight produz respostas ao jeito do Siri, mas ao contrário do Siri, aceita perguntas inseridas em texto, dando aos utilizadores a capacidade de escrever em vez de falar e obter os resultados em voz com uma construção o mais natural possível.
4. Teclado Braille por defeito no iOS 8.
Uma das mais excitantes e mais ambicionadas características, há muito reivindicada, é o teclado Braille de 6 teclas. Depois de anos à espera, os teclados e o Braille desenvolvidos por terceiros estão a chegar ao iOS, permitindo aos indivíduos usar Braille para escrever textos directamente na aplicação Messages, ou escrever um email ou efetuar uma pesquisa no iTunes ou na App Store. Este é um passo importante para que a escrita Braille chegue aos dispositivos eletrónicos de consumo de massa. Com os ecrãs hápticos, rumor recorrente sempre que a Apple lança um novo dispositivo, a leitura Braille pode também encontrar na eletrónica de consumo de massa um ecrã que substitua as “tradicionais” linhas braille que continuam com preços proibitivos superiores a 4 e 5 mil euros.
5. Escrita e predição de palavras com o teclado QuickType.
Um segundo teclado oferecido no iOS 8 é o QuickType, o qual é um preditor sensível ao contexto. O QuickType permite responder de uma forma mais ergonómica e produtiva. É ideal para pessoas com deficiências de mobilidade ou que se cansam rapidamente ao escreverem nos dispositivos.
6. Tecnologia de apoio à audição Made for iPhone.
As tecnologias de apoio à audição Made for iPhone vão passar a ter suporte multi-dispositivo.
7. Autenticação Touch ID disponível para terceiros.
O Touch ID já é ótimo para pessoas cegas uma vez que ele disponibiliza autenticação segura sem recorrer oa VoiceOver para escrever, processo que pode tornar-se lento. No iOS 8, para além de desbloquear o dispositivo ou efetuar compras no iTunes, os utilizadores irão também ser capazes de desbloquear informação em aplicações de terceiros com o simples toque de um dedo no sensor Touch ID.
8. Alex para iOS 8.
O sintetizador de fala Alex, que ficou conhecido dos utilizadores na plataforma OS X pela sua alta qualidade e verbalização natural - que até respira entre as frases -, chega agora com o iOS 8 aos dispositivos iOS.
9. Um cartão útil em caso de emergência.
No iOS 8 foi adicionada uma aplicação sobre Saúde, e dentro desta aplicação encontra-se o “Cartão em Caso de Emergência”. Isto pode parecer insignificante mas no caso de um evento de uma emergência - ou mesmo para aqueles com alterações de comunicação ou impedidos de se lembrar de detalhes médicos - este cartão vai ser útil. O cartão contém detalhes médicos pessoais importantes tais como: doenças, medicação atual, alergias e contatos em caso de emergência.
10. Chamadas via rede Wi-Fi.
Os utilizadores irão agora ser capazes de efetuar chamadas e enviar mensagens curtas de texto através da internet usando Macs e iPads. Efetuar chamadas via Wi-Fi é ótimo para pessoas que possam ter deixado cair o telefone e que não o possam apanhar, e que precisem de assistência; pode igualmente ser conveniente para aqueles que preferem trabalhar em dispositivos de maiores dimensões. Em eventos em que o sinal de rede móvel é fraca, os utilizadores vão ser capazes mesmo assim de efetuar chamadas telefónicas desde que exista uma conexão à Internet.
O que se encontra acima é apenas uma breve lista de potenciais características de acessibilidade. O iOS 8 só estará disponível no próximo Outono pelo que as características ainda não são conhecidas em detalhe.
11. Leitura de ecrã à distância de dois dedos
A autora original do artigo no qual me baseei para produzir estas notas não o mencionou mas reconheço que é igualmente uma função de acessibilidade importante. Em qualquer ecrã, basta passar com dedos para baixo e o dispositivo iOS lê o conteúdo do ecrã. Muito útil para situações em que, nomeadamente por condições ambientais, é mais difícil ler o ecrã.
12. Salientar palavras ao ler
Esta é uma função importante para quem tem dislexia. Solicitar a leitura por sintetizador de fala e à medida que as palavras vão sendo lidas são destacadas com uma cor de fundo e de letra diferentes para ajudar o utilizador a melhor percepcionar a sua grafia.
fonte: LAURA, M. (JUNHO 10, 2014). 10 New Accessibility Features in iOS 8. Assistive Technologies Easter Seals Crossroads.