sábado, junho 11, 2011

iBooks v1.3: livros para crianças com texto e áudio sincronizados

Na versão 1.3 da aplicação iBooks, que permite aceder ao acervo da iBookStore, a Apple passou a suportar a norma ePub 3. A adesão a este padrão de livros electrónicos permite enriquecer o texto dos livros com áudio e mesmo vídeo. E tudo isto sincronizado através da Synchronized Multimedia Integration Language (SMIL) do W3C.

Para demonstrar as suas potencialidades a Apple incentiva os editores a publicarem livros para crianças com leitura humana. O iBooks permite salientar o texto à medida que o mesmo está a ser lido. Esta é uma função igualmente útil para pessoas com dislexia, sendo por isso desejável que os editores o alarguem a outros conteúdos que não apenas os dirigidos para crianças.

Encontrar um exemplo, não foi fácil. Na iBookstore Portugal não existe. Aliás, na iBookstore Portugal não existe nada!... Na generalidade falta literatura portuguesa na iBookstore. Tudo o que encontro por lá de mais novo é literatura do século XIX num português que já há muito não se escreve. É pena!!

Fica abaixo um vídeo com um exemplo de um excerto do livro Splat the Cat colocado por Liz Castro.

terça-feira, junho 07, 2011

Lion em Julho: 80 tabelas braille

Logo do sistema operativo Lion

Ontem, 6 de Junho, a Apple apresentou o Lion, o novo sistema operativo que chegará ao mercado já em Julho.

Estive a ver o que há de novo em termos de acessibilidade e o meu destaque vai mesmo para o sistema braille - as tabelas braille para o português vão chegar ao Mac!!

Assim, eis as funcionalidades que considerei mais relevantes:

  • o Lion vai trazer de origem 80 tabelas braille para as mais diversas línguas. A informação complementar, fornecida via sintetizador de fala, a um utilizador de linha braille - geralmente informação relacionada com os elementos estruturais do documento - vai agora ser parametrizável.
  • 23 sintetizadores de fala, um para cada idioma. A informação disponível dá-nos conta também de um conjunto ainda mais vasto de sintetizadores de fala de alta qualidade disponível no menu Utilitários do VoiceOver - não se percebe se serão a pagar ou se serão gratuitos
  • O Zoom foi agora alargado. À imagem ampliada em ecrã completo vai agora juntar-se uma nova visualização: a imagem na imagem, em se amplia numa janela a área que tem o foco deixando o resto do ecrã com a imagem normal. O cursor vai igualmente ganhar maior resolução quando visto em tamanhos ampliados.
  • Com o Lion, vai ser possível configurar o VoiceOver de forma diferente consoante as actividades a realizar, ou seja agrupar configurações de acordo com as aplicações. Depois de parametrizado, o VoiceOver passará de uns para os outros de forma automática.

fonte: Apple, Inc.