sexta-feira, outubro 07, 2005
Apple executive to attend Techshare 2005
source: www.macnn.com
A key executive from Apple is set to attend the Royal National Institute of the Blind's international technology conference, Techshare 2005. Senior Product Manager for Apple Mac OS X, Mike Shebanek, will be a keynote speaker and pre-conference workshop presenter. Shebanek is responsible for the management and development of key features and technologies within the operating system, including Mac OS X Tiger's integrated screen reader technology called VoiceOver for people with sight problems. The conference, held in Birmingham, UK on November 17-18, will be running dedicated Apple Voiceover pre-conference workshops on November 16th. Visitors can get hands-on experience with Voiceover and get training from Mike Shebanek himself. The conference will be held at the Jury's Inn, Birmingham with early-bird pricing of £195 for the full conference, or £130 for a single day. Costs after October 1st are £240 for the full conference or £150 for a single day.
quinta-feira, outubro 06, 2005
Mac: Sintetizador de fala em Português não está para breve
De acordo com uma mensagem de correio electrónico que recebi hoje do director de vendas da Cepstral, Craig Campbell, o sintetizador de fala em Português para o Mac OS X não está para breve.
Estão em produção o Francês, o Italiano, o Alemão e o Espanhol e a tarefa a cargo do projecto FIGS (French, Italian, German, and Spanish) vai entrar pelo ano de 2006 dentro.
Para o português, a sexta língua materna mais falada em todo o mundo, a empresa produtora de vozes para Mac ainda não tem um calendário.
Sem sintetizador de fala em Português, o VoiceOver apresenta-se de baixa utilidade para quem precise de ler e escrever textos em português.
Veremos se vamos ter que esperar dias, meses ou anos pelo seu aparecimento.
domingo, outubro 02, 2005
Zoom do Mac OS X: funções base
Original source: Apple. Setting Zoom Options for Viewing Your Computer Screen Adaptação do original: Jorge Fernandes
Introdução
Pode tornar a leitura no ecrã do seu computador mais fácil ampliando a imagem do mesmo. A partir do momento em que activa o Zoom no painel do Universal Access é facil ajustar o Zoom às suas necessidades pessoais.
Síntese dos comandos de ampliação do Zoom:
Nota: os comandos abaixo mencionados estão de acordo com as teclas padrão do teclado português.
- Activar e desactivar ampliação: COMMAND+OPTION+8 (do teclado principal);
- Activar e desactivar alto-contraste: CTRL+COMMAND+OPTION+8 (do teclado principal);
- Ampliar ecrã completo: COMMAND++ (sinal mais do teclado principal);
- Reduzir ecrã completo: COMMAND+' (apóstrofe do teclado principal).
Para ajustar as opções do Zoom:
- No painel de preferências do Universal Access, clique em Seeing/Ver e certifique-se se o Zoom/Ampliação está On/Ligado.
- Clique em Opções. Em consequência abre-se uma caixa de diálogo.
- Arraste o botão-potenciómetro Maximum Zoom/Ampliação Máxima e o botão-potenciómetro Minimum Zoom/Ampliação Mínima para definir o intervalo de ampliação máximo e mínimo que pretende usar quando solicita ao sistema uma ampliação rápida.
- Para fazer aparecer o rectângulo indicador do ponto central de ampliação no ecrã, seleccione “Show preview rectangle when zoomed out”/"Mostrar o rectângulo indicador quando ampliado". Pode escolher a área a ampliar seleccionando e arrastando o rectângulo.
- Seleccione “Smooth images”/"Suavizar imagens" para tornar a ampliação das imagens parecerem mais definíveis/suaves.
- Ao movimentar o apontador pelo ecrã, a imagem ampliada acompanha o mesmo movimento. Se pretende que a imagem ampliada acompanhe o movimento do rato, seleccione “Continuously with the pointer.”/"Continuamente com o apontador". Para prevenir que a imagem ampliada se movimente sempre que movimenta o apontador, pode fazer com que a imagem ampliada apenas se movimente quando o apontador se aproxima de uma margem, seleccione “Only when the pointer reaches an edge.” / "Apenas quando o apontador atinge uma margem". Para manter o ponto central do ecrã perto do apontador sempre que o movimenta, seleccione “So the pointer is at or near the center of the image.” / "Tão perto da posição em que se encontra o apontador ou perto do centro da imagem".
- Para tornar a imagem do ecrã parecer maior (ampliar), pressione Command-Option-' (apóstrofe). Para a tornar mais pequeno (redução), pressione Command-Option-+ (mais do teclado principal). Pode modificar estas teclas de atalho no painel das teclas de atalho das preferências de Keyboard & Mouse / Teclado & Rato.
sábado, outubro 01, 2005
UniversalAccess tem potencial de 300 milhões de euros
Estamos no início de Outubro de 2005 e até à data, ainda não encontrei em Portugal um único utilizador deficiente visual que faça uso das novas funcionalidades que a Apple criou no seu sistema Operativo Tiger.
A resistência à mudança é um velho paradigma para qualquer coisa. Mudar de sistema operativo não é fácil, mas mudar de computador é ainda mais difícil. Deixar de usar PC para Mac, não é uma decisão fácil. Em Portugal é ainda mais difícil porque a informação é escassa. Para deficientes visuais ela, pura e simplesmente, não existe. Os agentes nacionais Apple não conhecem as funcionalidades, estão longe de saber as necessidades; os agentes nacionais de ajudas técnicas continuam a desprezá-lo e os utilizadores cegos ou com baixa visão continuam a procurar as suas opções no universo PC.
Recentemente localizei um site em inglês (www.macvisionaries.com), que visa difundir informação para pessoas cegas sobre o novo sistema operativo Mac OS 10.4, ou para os amigos o Tiger. Segundo as estatísticas recolhidas pelo MacVisionaries, até à data deste artigo, são 74 os utilizadores cegos que mudaram para Mac por causa do leitor de ecrã VoiceOver. E alguns deles eram utilizadores do leitor de ecrã JAWS, um dos mais utilizados no Windows em todo o mundo. Deixo no ar a pergunta: quantos teriam mudado por causa do Zoom? Pelas estatísticas oficiais dos países da União Europeia, em que do conjunto de pessoas com deficiência visual, 11% são cegos, a Apple já terá conseguido, até ao momento, angariar mais 672 utilizadores Mac, dos quais 598 usam todos os dias o Zoom. Se estes últimos forem como eu então usam-no sempre, do on ao off.
Mas mais, cruzando os dados da Apple, 15 milhões de utilizadores registados em todo o mundo, com as estatísticas oficiais sobre a incidência de deficiência da visão, 0,2% nos países mais desenvolvidos, a empresa arrisca-se a ter cerca de 300 mil novos utilizadores com deficiências da visão graves. Is just continue the Job, Mr. Steves!
Fazendo um custo médio a dispender por utilizador para ter um Mac a funcionar por volta dos 1000 euros, preço por exemplo do Portátil iBook ou do de secretária eMac, então poderemos estar a falar de um mercado potencial de 300 milhões de euros.
Para Jay Leventhal, da revista AccessWorld da AFB, essa passagem é ainda prematura e a Apple tem que fazer melhor.
Para Anne Robertson, uma utilizadora cega, profissional de tradução de Inglês-Francês, que deixou no meu blog alguns comentários sobre o VoiceOver bem interessantes, o Mac Tiger cumpre perfeitamente a função. É com ele, que ela, diariamente, desempenha a sua profissão e para além da funcionalidade ela deixa alguns argumentos fortes: está incluído no sistema operativo e um Mac pode, hoje em dia, ser adquirido por 500 euros. Ela refere-se ao Mac Mini, disponível para quem tenha em casa um monitor e um teclado.
RNIB dedica Workshop ao VoiceOver & Zoom
Date and location: 16 November, RNIB Conference Centre, Birmingham
Presenters: Steve Plumpton, Technology Officer, RNIB North West & Mike Shebanek, Senior Product Manager, Apple US
Time: Morning workshop 09.30-12.45 OR Afternoon workshop 13.30-16.45
Cost: £85 + VAT Half-day workshop, morning OR afternoon.
Apple Macintosh e acessibilidade
Quando o OSX (sistema operativo 10) foi lançado para os computadores Apple Macintosh em 2001, não existia tecnologia de acesso disponível para utilizadores Macintosh com problemas de visão. Isto alterou-se em 2003 aquando do lançamento do ampliador de caracteres Zoom. Em Abril deste ano (2005) foi lançado o OS 10.4 Tiger o qual dispõe de um leitor de ecrã de seu nome VoiceOver. Ambos se encontram incluídos no sistema operativo Tiger. Agora, todos os novos Macintosh vendidos têm o leitor de ecrã VoiceOver e o ampliador de caracteres Zoom, quer os utilizadores o activem ou não. O Workshop é também de formação. Mais informações em: RNIB / Techshare 2005
Subscrever:
Mensagens (Atom)