domingo, outubro 02, 2005

Zoom do Mac OS X: funções base

Original source: Apple. Setting Zoom Options for Viewing Your Computer Screen Adaptação do original: Jorge Fernandes

Introdução

Pode tornar a leitura no ecrã do seu computador mais fácil ampliando a imagem do mesmo. A partir do momento em que activa o Zoom no painel do Universal Access é facil ajustar o Zoom às suas necessidades pessoais.

Síntese dos comandos de ampliação do Zoom:

Nota: os comandos abaixo mencionados estão de acordo com as teclas padrão do teclado português.

  • Activar e desactivar ampliação: COMMAND+OPTION+8 (do teclado principal);
  • Activar e desactivar alto-contraste: CTRL+COMMAND+OPTION+8 (do teclado principal);
  • Ampliar ecrã completo: COMMAND++ (sinal mais do teclado principal);
  • Reduzir ecrã completo: COMMAND+' (apóstrofe do teclado principal).

Para ajustar as opções do Zoom:

  1. No painel de preferências do Universal Access, clique em Seeing/Ver e certifique-se se o Zoom/Ampliação está On/Ligado.
  2. Clique em Opções. Em consequência abre-se uma caixa de diálogo.
  3. Arraste o botão-potenciómetro Maximum Zoom/Ampliação Máxima e o botão-potenciómetro Minimum Zoom/Ampliação Mínima para definir o intervalo de ampliação máximo e mínimo que pretende usar quando solicita ao sistema uma ampliação rápida.
  4. Para fazer aparecer o rectângulo indicador do ponto central de ampliação no ecrã, seleccione “Show preview rectangle when zoomed out”/"Mostrar o rectângulo indicador quando ampliado". Pode escolher a área a ampliar seleccionando e arrastando o rectângulo.
  5. Seleccione “Smooth images”/"Suavizar imagens" para tornar a ampliação das imagens parecerem mais definíveis/suaves.
  6. Ao movimentar o apontador pelo ecrã, a imagem ampliada acompanha o mesmo movimento. Se pretende que a imagem ampliada acompanhe o movimento do rato, seleccione “Continuously with the pointer.”/"Continuamente com o apontador". Para prevenir que a imagem ampliada se movimente sempre que movimenta o apontador, pode fazer com que a imagem ampliada apenas se movimente quando o apontador se aproxima de uma margem, seleccione “Only when the pointer reaches an edge.” / "Apenas quando o apontador atinge uma margem". Para manter o ponto central do ecrã perto do apontador sempre que o movimenta, seleccione “So the pointer is at or near the center of the image.” / "Tão perto da posição em que se encontra o apontador ou perto do centro da imagem".
  7. Para tornar a imagem do ecrã parecer maior (ampliar), pressione Command-Option-' (apóstrofe). Para a tornar mais pequeno (redução), pressione Command-Option-+ (mais do teclado principal). Pode modificar estas teclas de atalho no painel das teclas de atalho das preferências de Keyboard & Mouse / Teclado & Rato.