updated: O artigo já se encontra disponível: An Evaluation of VoiceOver, the Macintosh Screen Reader, by Jim Denham.
Salvo outras considerações que ainda espero vir a compilar relativamente a este artigo, parece-me que os comentários são bastante mais positivos que os constantes no artigo, da mesma revista, publicado em Setembro de 2005, de Jay Leventhal, com o título Not What the Doctor Ordered: A Review of Apple's VoiceOver Screen Reader. À visão mais positiva não é alheia a variável tempo (i.e. passaram 3 anos). Entenda-se por tempo: (1) a introdução de novas versões do VoiceOver resultante do trabalho da Apple (suporte de Braille que em 2005 não tinha- hoje o VoiceOver é compatível com 40 modelos de linhas braille, leitura de páginas web por elementos, ...); (2) a introdução das funções de acessibilidade nas aplicações de diversos fabricantes, incluíndo as da própria Apple (caso do iTunes 8) - hoje são mais de 100 as aplicações, referenciadas pela Apple, compatíveis com o VoiceOver; (3) mas parece-me que há uma variável, que já em 2005 existia e que carece de ser potenciada. Trata-se do conhecimento profundo da aplicação por parte de quem a usa. Parece que este conhecimento continua fraco, o que torna débil as estratégias de utilização do VoiceOver. Essa mesma debilidade é notória neste artigo de análise no qual o próprio autor revela ser inexperiente. A estratégia descrita no artigo sobre como é difícil corrigir texto no processador TextEdit, quando se usa o VoiceOver, foi completamente desmontada pela nota adicional ao artigo feita pela equipa da Apple. A análise às aplicações feita pelo autor Jim Denham é fraquinha e inconclusiva. A Apple reagiu também sobre este ponto, demonstrando que há trabalho interessante nesta área. Com a análise presente neste artigo continua a ser difícil a um utilizador cego saber se pode dar o passo de comprar um Mac. Até porque, nas entrelinhas, o Jim parece que nos queria dizer algo mais. Algo mais próximo daquilo que Leventhal nos disse em Setembro de 2005.
---fim do update
A revista AccessWorld vai publicar em Novembro uma avaliação do VoiceOver, o leitor de ecrã que vem incluído no sistema operativo Mac. Em análise vai estar a documentação do leitor, o desempenho da aplicação na navegação web, no processamento de texto, no iTunes e, como dizem, os editores da AccessWorld, muito mais.
O artigo promete. Vamos ficar atentos!...
An Evaluation of VoiceOver, the Macintosh Screen Reader
Jim DenhamWe evaluate VoiceOver, Apple's screen reader for the Macintosh computer. We describe the Macintosh environment and discuss VoiceOver's documentation, performance when browsing the web, word processing, working with iTunes, and more. Find out how VoiceOver has improved since its introduction in 2005.