quinta-feira, setembro 07, 2006

Mac começa a falar português

Estava prometido para final de Junho deste ano. 2 meses depois a AssistiveWare lança o VisioVoice. Entre as várias dezenas de sintetizadores nas mais diversas línguas, o VisioVoice pode ser adquirido com voz Portuguesa de Portugal ou com Português do Brasil.

No meu entender o Carlos, será por certo boa pessoa mas, devia ser substituído pelo Pedro (formato wav; 456Kb) (também da Acapela), uma espécie de locutor de televisão brasileiro, com voz grave e clara. Fantástico, no meu entender.

O VisioVoice é vendido a 185 Euros, o que inclui a língua inglesa e a língua portuguesa. Há um pormenor interessante: português é considerado pela Acapela um idioma diferente do português do Brasil, pelo que quem escolher a Célia (Portuguesa de gema) e quiser também a Paola (Brasileira de gema) tem que gastar mais 82 euros e meio. Mas ao comprar a Paola leva também o Carlos que está também incluído no pacote português do Brasil.

Como a AssistiveWare, empresa responsável por este desenvolvimento e que vai vender a nível mundial as vozes da Acapela para Mac, está sedeada na Holanda, acresce a estes valores o IVA de 19%, taxa aplicada a bens considerados ajudas técnicas naquele país.