sábado, setembro 09, 2006

VisioVoice: Conversão texto-fala e armazenamento num ficheiro áudio e/ou iTunes

Imagem do VisioVoice em acção

A lógica de construção do VisioVoice é uma lógica de complementariedade. Faz aquilo que o VoiceOver e o Zoom da Apple não fazem.

Principais funcionalidades:

Ampliação de Imagem: o VisioVoice inclui um Ampliador de Imagem (Image Enlarger) que torna mais fácil ver o que está no ecrã. Ao contrário da funcionalidade de ampliação (Zoom) que incorpora o Mac OS X [1], que amplia o ecrã completo, a janela do Ampliador de Imagem apenas amplia a área que circunda o cursor, pelo que nunca se perde a visão da "fotografia integral".

Ampliação de Texto: o VisioVoice inclui um Ampliador de Texto (Text Enlarger) que mostra de forma ampliada o título dos botões, dos menus, das áreas de entrada de texto e de todo o texto “acessível”, numa janela à parte. Porque o texto, ele próprio, é ampliado, mais do que a imagem do texto, o texto ampliado fica cristalino e mais fácil de ler. Esta funcionalidade trabalha com todas as aplicações que suportam o chamado Accessibility API da Apple, o que inclui o Safari, o Mail, o Finder, o TextEdit, assim como muitas outras aplicações desenvolvidas por outros fabricantes.

Interface Falante: O Interface Falante (Talking Interface) do VisioVoice faz a leitura dos conteúdos do botões, itens de menu, áreas de entrada de texto, e de todo o texto “acessível”, à medida que o utilizador navega pelo ecrã. Esta funcionalidade trabalha com todas as aplicações que suportam o chamado Accessibility API, incluindo o Safari, o Mail, o Finder, o TextEdit, assim como muitas aplicações desenvolvidas por terceiros.

Cursores Grandes: O VisioVoice inclui cursores-apontadores e cursores de selecção grandes e optimizáveis que tornam a utilização do Mac muito mais fácil aos utilizadores com deficiência da visão.

Leitor de Documentos: o VisioVoice inclui um avançado leitor de documentos com avançadas funcionalidades de leitura com funções de "play", "pause", "stop", avanço e retrocesso rápidos. À medida que lê, ele pode destacar as palavras ou frases. Pode ser usado para ouvir o texto seleccionado em qualquer aplicação ou para ouvir documentos em formato Texto, Word, HTML, PDF e RTF.

Criação de ficheiros de audio e para iTunes: O VisioVoice pode converter documentos em formato Texto, Word, HTML, PDF e RTF para ficheiros áudio ou pistas para o iTunes prontas para utilizar no iPod.

Versões Traduzidas do VoiceOver: o VisioVoice inclui traduções do VoiceOver e do Utilitário do VoiceOver para Francês e Holandês pelo que a partir de agora também os utilizadores que não usam o Inglês podem fazer uso do leitor de ecrã que está incorporado no Mac OS X. Novos idiomas poderão estar disponíveis no futuro.

Vozes Multilingue Infovox iVox naturally-sounding: O VisioVoice vem acompanhado do Infovox iVox, o qual põe à disposição as melhores vozes alguma vez construídas para Mac. O Infovox iVox está disponível para várias línguas, incluíndo: Inglês-americado, Inglês-britânico, Françês, Alemão, Italiano, Holandês, Flamengo, Espanhol, Português, Norueguês, e Sueco.

Extensão de Teclas de Atalho do Sistema: O VisioVoice possibilita uma extensão das teclas de atalho, configuráveis pelo utilizador, à disposição no sistema operativo, tornando as suas funcionalidades principais de mais fácil acesso aos utilizadores cegos e com baixa visão.

Esta semana experimentei a funcionalidade: Criação de ficheiros de audio e para iTunes. Estes últimos são óptimos para ouvir o ficheiro áudio resultante da conversão texto-fala num leitor MP3.

A conversão foi rápida e o resultado pode ser ouvido em:

--- [nota 1] Como utilizador com baixa visão, reconheço a ampliação em ecrã completo que a Apple colocou no seu Mac OS X (Zoom), simplesmente genial. Sou utilizador de ampliadores de ecrã há 20 anos e de todas as formas de ampliação que geralmente um ampliador de ecrã possuí, a única que uso é precisamente a de ecrã completo. Como profissional nesta área nunca encontrei um utilizador que use a funcionalidade: lupa, régua de leitura, ampliação por painéis.