sábado, junho 20, 2009

Mais leitura em Braille no Snow Leopard

Se fosse vivo, Louis Braille faria este ano 200 anos. Para quem lê braille é bom perceber que a Apple tenha abraçado o sistema e o tenha incorporado no Mac OS X. Pegar numa linha braille, ligá-la a um computador e começar de imediato a ler, tudo o que está no ecrã, em braille, é magnífico e um exclusivo do Mac. Isso mesmo é possível desde a introdução do Leopard. Com a introdução do Snow Leopard, que se espera para Setembro deste ano [segundo o Praia das Maçãs, podcast sempre bem informado], isso vai ser possível com mais de 50 modelos de linhas braille.

Diagrama que mostra 1 Mac com um texto que é acedido em braille por vários utilizadores

O Snow Leopard coloca também a ênfase no processo de ensino/aprendizegem do sistema braille. É possível ligar, via USB, várias linhas braille, permitindo aos alunos efectuarem a leitura colaborativa do mesmo texto e o Professor poderá ainda seguir a leitura dos diversos alunos.

É comum dizer-se que as tecnologias estão a esmagar, para não dizer matar, o sistema braille. Infelizmente, as evidências levam-me a pensar que sim. Apontar razões para tal é um trabalho que carece de investigação. (1) O preço elevado das linhas braille poderá ser uma razão. (2) O aparecimento de sintetizadores de fala a preços 10x mais baratos que as linhas braille poderá ser outra. (3) A entrada em massa dos sintetizadores de fala em detrimento das linhas braille nas escolas poderá ser, ainda, outra. (4) Os fortes indicios de que a frase "para que serve o braille, se existem sintetizadores de fala?" está a ser corrosiva no sistema português de ensino/aprendizagem do braille.