segunda-feira, junho 08, 2009

IPhone 3G speed - Voice Control

As funções do Voice Control (encontram-se explicitadas no texto do post [D]

O novo iPhone 3Gs vem acompanhado de uma nova função designada por Voice Control. Esta função permite, através da nossa voz, a solicitação de uma chamada para alguém que esteja no nosso livro de endereços ou verbalizar os digitos do número que desejamos marcar. Agora, para fazer uma chamada, é só pedir! E o iPhone faz...

Para que isto suceda foi introduzido no iPhone reconhecimento de voz. O iPhone confirma o nosso pedido usando também uma outra peça de tecnologia: um sintetizador de fala. E tudo isto em Português nas suas variantes de Portugal e do Brasil.

Mas o Voice Control não se fica pelas funções do telefone. Também é possível pedir ao iPhone que toque uma determinada música e até perguntar qual é a música que está a tocar.


Eis uma síntese das 4 funcionalidades implementadas no Voice Control (estas funcionalidades são as que se encontram na fotografia do presente post. Esta fotografia é uma captura de ecrã da apresentação feita por Philip Schiller, Senior Vice President of Worldwide Product Marketing, no passado dia 8 de Junho 2009):

  • "Play songs by Killers/ Play playlist Workout", ou seja algo como "Tocar as músicas do Cantor Zé / Toca a lista de músicas X";
  • "Call Scott Forstall", ou seja algo como "Ligar ao Zé";
  • "What's playing?", ou seja algo como "O que é estás a tocar?";
  • "Play more songs like this", ou seja algo como "Toca mais músicas como esta". Esta função permite desta forma activar o Genius, o sistema que agrega músicas que, de alguma forma, estão correlacionadas.