quarta-feira, junho 10, 2009

VoiceOver e Zoom chegam ao iPhone 3G speed

iPhone 3G s e o Acesso Universal

Hoje, ao ver e ouvir a apresentação de Philip Schiller, Senior Vice President of Worldwide Product Marketing, verifico que o "pacote" universalaccess foi integrado no iPhone 3Gs. Na apresentação, o vice-presidente da Apple afirmou que:

  • O leitor de ecrã VoiceOver foi integrado no sistema, o que permite por exemplo ouvir os SMS ou ler emails
  • O ampliador de ecrã Zoom foi integrado no sistema, permitindo visualizar os ícones de forma aumentada
  • É agora possível inverter as cores, o que se for igual ao que temos no Mac OS X é realmente fabuloso para quem tem baixa visão

Nota adicioinal: (10 Junho de 2009) Ao confirmar a informação na página da Apple (Acessibilidade - Deficiência da Visão) fiquei agradavelmente surpreso. Confirma-se um excepcional produto. Destaco o Zoom que entra no iPhone tal como se apresenta num Mac. Para quem tem baixa visão é uma excelente notícia. O VoiceOver que equipa o iPhone, o qual não tem teclas, entra numa nova Era tecnológica: O VoiceOver torna-se o primeiro leitor de ecrã cuja interacção se baseia em gestos feitos pelo toque no ecrã, Já em posts anteriores me referi a esta inovação referindo-me aos ATMs e bilhética. Tudo leva a crer que o futuro nos reserva cada vez mais interfaces baseadas em ecrãs de toque o que em termos de acessibilidade irá levar ao aparecimento de novos leitores de ecrã. Confirma-se também que o sintetizador de fala que acompanha o VoiceOver está em Português e o Voice Control (reconhecimento de voz) se encontra também em Português nas suas variantes de Portugal e do Brasil. Das 3 gerações de iPhones até hoje, o 3Gs é, sem dúvida, o que traz maior número de funcionalidades de acessibilidade. Não tenho dúvidas em dar os parabéns à equipa Apple!!