domingo, fevereiro 08, 2009

Em análise: iPod Nano 4ª geração; iTunes 8 e iTell

iPod Nano 4ª Geração

A revista AccessWorld publicou na sua edição de Janeiro de 2009 o artigo "Now Speaking: Apple Adds Speech Output to the iPod Nano", no qual avalia o novo iPod Nano 4ª geração, o iTunes 8 e o iTell.

Eis algumas notas que retirei desse artigo:

iPod Nano 4ª geração

O desenvolvimento é interessante mas precisa de ser melhorado. O trabalho de síntese de fala é feito no computador e depois sincronizado com o iPod. Na navegação pelas músicas funciona, mas os contactos ficam de fora e fica a convicção que a leitura dos contactos não vai passar por este truque.

iTunes 8

O avaliador ficou excelentemente agradado com a perfomance do VoiceOver no iTunes 8. Em Windows, o Window Eyes, o JAWS e o SOTOGO (um leitor de ecrã que reside na Internet) ficam abaixo do VoiceOver. O JAWS é o único que chega à perfomance do VoiceOver, mas para isso é preciso instalar o pacote de scripts (J-Tunes) comercializados a 75 dólares.

i-Tell

Este dispositivo que se liga ao iPod parece ser a solução ideal para quem quer navegar nos iPods. Fica a ideia que se trata de um leitor de ecrã por hardware. Não funciona com o iPod Touch.