quarta-feira, julho 17, 2013

Mac OS X Mavericks: acessibilidade para pessoas surdas e para pessoas com dificuldade em controlar os membros superiores

De acordo com a Media Access Australia, o novo sistema operativo da Apple - o Mavericks -, cujos rumores apontam para que seja lançado em setembro 2013, vai ter mais funcionalidades para utilizadores com necessidades especiais.

Para as pessoas surdas, o sistema operativo vai passar a armazenar as configurações desejáveis do utilizador no que diz respeito à legendagem fechada, incluindo tipo de letra, tamanho de letra e cor, e vai passar a negociar essas opções com todos os conteúdos multimedia que disponham deste tipo de legendagem. 'SDH (subtitles for the Deaf and hard of hearing)’, ou legendagem para surdos ou com grande dificuldade auditiva é uma das opções que o Mavericks vai passar a negociar.

Para as pessoas com dificuldade em controlar, de forma voluntária, os membros superiores, o Mavericks vai incorporar varrimento e controlo via manipulos. Por exemplo, para muitos utilizadores com paralisia cerebral esta funcionalidade vai fazer a diferença entre usarem e não usarem um computador de forma autónoma.

Para a baixa visão, há um pedido que fiz à Apple que ainda não percebi, pelos testes que por aí andam a fazer, se fui atendido :-). Relaciona-se com o uso do 2º ecrã. Como faço algumas apresentações públicas gostava de poder ampliar o ecrã do meu computador enquanto mantinha inalterado o ecrã do datashow. Desta forma evitava que alguns participantes vomitassem pelo efeito das dores de cabeça que lhes provoca o uso de ampliações e reduções sucessivas do ecrã.