domingo, julho 24, 2011

Lion disponibiliza braille em português!!

Hoje tive oportunidade de testar uma linha braille com o Lion, sistema operativo que a Apple lançou a semana passada. A Apple já tinha anunciado e confirma-se que o Mac OS 10.7 disponibiliza a tabela braille para a Grafia Braille da Língua Portuguesa, a qual é comun em Portugal e no Brasil. Uma das poucas coisas a que conseguimos chegar a acordo :-) em matéria de idioma.

Testei-o com uma linha braille da Handy Tech, mais precisamente o modelo BrailleWave de 40 caracteres com ligação USB (com adaptador RJ45 para USB). Foi só ligar, efectuar umas pequenas configurações do VoiceOver (colocar em braille de 6 pontos - como dizia o Professor Adilson Ventura: braille de 8 pontos não é braille!) e pronto. Ficou a funcionar muito bem.

Dos testes que fiz, a tabela parece-me afinadíssima. As maiúsculas e os números aparecem com os respectivos prefixos braille. Os sinais compostos estão óptimos. Até verifiquei que as palavras em MAIÚSCULAS aparecem na linha com o prefixo de dupla maiúscula respectiva antes da palavra - notável.

A entrada de braille via teclado braille da linha braille em 6 pontos também funcionou muito bem incluíndo a introdução das maiúsculas.

É importante notar que a linha com que testei tem nas minhas mãos uns 10 anos. É notável como uma tecnologia de apoio com esta idade se adequa a um sistema operativo acabado de sair. E drivers? Nem tive que me lembrar que isso existe no jargão da informática.