terça-feira, outubro 22, 2019

Navegar pelos Títulos de nível 1, nível 2, nível 3, etc

Já há bastante tempo que encontro nos manuais do VoiceOver a possibilidade de navegar diretamente para os Títulos de um determinado nível, mas sempre achei que isto não estaria a funcionar por um qualquer bug. Afinal parece que sempre funcionou! :-)

O VoiceOver tem a possibilidade de ativar uma modalidade de navegação rápida. Para ativar a navegação rápida basta pressionar as teclas seta esquerda e seta direita simultaneamente. H e shift+H permite navegar para o próximo título e para o título anterior, independente do nível. Mas ao pressionar 3 esperava ir para o título de nível 3 e isso não acontece.

Hoje percebi que para usar 3 para navegar para o próximo título de nível 3, ou 2 para ir para o próximo título de nível 2 e shift+3, shift+2, para navegar para o título de nível 3 anterior e para o título de nível 2 anterior é preciso ativar também "navegação rápida com uma só tecla". VO+Q e fica ativado a navegação rápida com uma só tecla.

Em síntese:

  • seta esquerda e seta direita ativa navegação rápida
  • VO+Q ativa navegação rápida com uma só tecla

Feito isto ao pressionar, por exemplo, 3 vamos para o próximo título de nível 3. Por acaso shift+3 deveria de ir para o título de nível 3 anterior, mas tal não acontece. Já shift+1 vai para o título de nível 1 anterior.